Visão aérea da fabrica da AMWAY Localizada em Ada / Michigan – USA / 1.500,000 m2 de área construida.
A AMWAY completou 51 anos em 2011, e por se tratar de uma empresa líder em vendas diretas, ela tem o dever de oferece em seu catalogo, produtos de alta qualidade, que são produzidos com a preocupação e responsabilidade com o meio ambiente, sempre buscando a segurança e a saúde dos milhões de usuários espalhados ao redor do mundo. Afinal, seus produtos de saúde, beleza e para os cuidados do lar, mudaram os costumes e a vida de milhões de empresários e clientes.
A história
A historia da Amway teve inicio em 1949, quando dois amigos de infância, moradores do estado americano de Michigan localizada nos Estados Unidos, que sonhavam com uma vida melhor para suas famílias, obtiveram o reconhecimento de seus produtos para Nutrição e lançaram a Marca de suplementos Nutricionais NUTRILITE. Jay Van Andel e Richard DeVos foram os fundadores da Amway, e os primeiros a utilizarem o sistema de venda direta. E devido ao sucesso que conseguiram em suas vendas, checaram a conclusão de era possível proporciona o mesmo sucesso para as demais pessoais. Eles ofereciam a oportunidade, de uma pessoa comum ter o seu próprio negocio através do sistema de venda direta. Para eles, o sucesso de seus produtos tem com justificativa o contato entre empresário Amway e o cliente. Em 1959 os dois amigos, já tinha mais de 5000 distribuidores espalhados na America, então chegaram a conclusão que era preciso expandir o seu negocio e busca nos sócios e produtos novos para implementar em seu catalogo de produtos. Surgiu então (a Amway abreviação de The American Way Association) e o produto LOC – Limpador Orgânico Concentrado, que foi o primeiro produto para uso na limpeza do lar. Em 1961 a Amway lançou no mercado o detergente para roupas SA8 e em 1963 foi lançado o DISH DROPS detergente liquido para louça. Esses três produtos juntos tornaram a empresa AMWAY tão famosa e sólida financeiramente em seus primeiros anos.
A marca no Brasil
A trajetória da Amway no Brasil é bastante polemica. Pois a empresa checou no Brasil no ano de 1991, com o detergente altamente concentrado que rendia um litro para cada 50 gotas de produtos. Rapidamente a Amway construiu uma rede com mais de 200 mil distribuidores. Isso vez o Brasil ocupar a terceira posição, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Mais esse enorme sucesso passou rapidamente, pois junto com o sucesso começaram a surgir boatos de que a amway estava fazendo lavagem cerebral nos seus empresários. Surgiu também um grande descontentamento com o sistema baseado no marketing multinivel e por fim a desvalorização cambial, encareceu muito os produtos. Porem no ano de 2000 um novo executivo foi admitido com o objetivo de recuperar a imagem da Amway. A primeira providência foi limpar a carteira de revendedores, afastando os que não se adequavam ao perfil. Depois, cuidou de melhorar a rentabilidade. Obteve autorização da matriz para produzir (através de terceiros) itens específicos (maquiagem e perfumes) para o mercado local. Reforçou os mecanismos de treinamento dos revendedores e criou políticas de incentivo. A última etapa do plano foi a fabricação de produtos mundiais (iniciada com o sabonete da linha Body Series). Mas todas essas medidas foram em vão. As vendas não emplacavam. A empresa não desistiu, adotou outra estratégia: lojas próprias para os revendedores, além de deixar os detergentes de lado e priorizar produtos de beleza e de emagrecimento. Apesar de resultados consistentes, a empresa ainda parece carecer de credibilidade, mas está no caminho certo para uma consolidação definitiva no país.
A marca no mundo
Atualmente a AMWAY, uma das maiores empresas de vendas direta do mundo com faturamento de US$ 9,2 bilhões e portfólio constituído por aproximadamente 450 produtos, conta com uma rede de 3,5 milhões de distribuidores em mais de 80 países. Seus produtos são distribuídos através de 38 centrais de distribuição localizados em 31 países ao redor do mundo. O centro de operações global da empresa está localizado em Ada, no estado do Michigan. Em mais de 1.5 quilômetros de extensão estão localizados os laboratórios, onde trabalha a equipe de pesquisa, composta por mais de 500 cientistas, equipes de desenvolvimento de produtos e pessoal de apoio para negócios em todo o mundo. Esta unidade é também uma das cinco instalações de produção da empresa no mundo. A empresa despacha mais de 30 mil itens diariamente, por meio de suas 49 docas de carga somente na cidade de Ada. Hoje em dia, suplementos vitamínicos, shakes de emagrecimento e produtos de beleza representam mais de 60% do faturamente global da empresa.
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